Quando perdemos alguém que amamos, entramos em um processo bastante delicado de luto. Por isso, é tão importante contar com uma rede de apoio composta por amigos e familiares. Além disso, outra coisa que ajuda bastante quem precisa superar esta dor é a espiritualidade. Este é um recurso que contribui para uma vivência mais saudável.
Independentemente de religião ou crença, ter fé já é algo benéfico, comprovado cientificamente. Pesquisas, como a de 2019 do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo, comprovam essa teoria. O estudo, que se debruçou sobre quase 250 artigos de todo o mundo, concluiu que a prática regular de qualquer atividade religiosa ou manifestação de fé pode até reduzir a chances de falecimento de um enfermo.
A fé ou a busca de meios para entrar em contato com a nossa espiritualidade nos ajuda a dar um novo sentido para a vida, sendo uma possibilidade de esperança, em acreditar que o caminho precisa continuar. Essa é uma busca de sentido da vida universal, não necessariamente sendo vinculada ao divino, a qual traz conforto e esperança a pessoa que a busca.