A saúde é um assunto sério e que merece muita atenção de todos. Porém, em alguns casos, ela é escanteada, devido a julgamentos e preconceitos que perduram por gerações. E por isso, campanha como a do Novembro Azul são tão importantes, principalmente para que homens deixem a vergonha de lado e se cuidem.
Segundo pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, em 2018, 70% dos homens só vão ao médico se forem acompanhados. Além disso, 50% afirmaram só procurar atendimento quando a doença já está em estado avançado. Como a ida ao médico é uma questão também cultura, principalmente os homens mais velhos acabam deixando de lado essas consultas.
Essa situação está diretamente relacionada ao número alto de casos de brasileiros que falecem devido ao câncer de próstata, sendo o segundo tipo de câncer mais comum no país. O diagnóstico precoce é uma das principais chaves para um tratamento oncológico de sucesso. Mas, para conseguir uma diminuição dessas estatísticas, é preciso quebrar o julgamento que se faz sobre o exame de toque retal, principal forma para se identificar essa condição. É preciso lembrar que este é um exame rápido e indolor, que só traz benefícios para quem o faz.