Durante todo mês de outubro, o debate acerca do câncer de mama é destaque. Isso porque a campanha a Outubro Rosa traz a importância da conscientização e também do diagnóstico precoce acerca dessa doença, que traz momentos difíceis para o paciente e as pessoas que estão por perto, como a família e os amigos. Nesse momento, o apoio de quem amamos é fundamental, para um enfretamento mais seguro dessa batalha.
O medo da morte, o sofrimento durante o tratamento e a esperança de cura sempre permeiam que está com câncer ou convive com alguém com essa condição. Por isso, é preciso sim ser um porto seguro para essas pessoas, mas também ter cuidado para lidar com essa situação. O primeiro passo é compreender os seus sentimentos em relação à situação, seja paciente ou alguém próximo, para estar ciente de como as suas experiências podem afetar a forma como você reage. Assim, você conseguirá lidar melhor com este momento e estará mais tranquilo para fazer uma abordagem.
Para a família e os amigos de pacientes oncológicos, é preciso ter cuidado e evitar comparar casos de outras pessoas que foram diagnosticadas com a mesma condição, além de não trazer falsas esperanças ou desespero desnecessário. Algumas ações simples são bem-vindas e podem fazer muita diferença para quem está passando por esse momento difícil:
– Pergunte antes de comentar algo sobre o câncer;
– Esteja disponível para conversar ou apenas acolher, sem palavras, com um abraço, por exemplo;
– Ofereça ajuda em tarefas do dia a dia, principalmente quando o paciente estiver em processo de tratamentos como a quimioterapia;
– Pesquise sobre o assunto, para evitar Fake News.