A Covid-19 trouxe uma nova realidade para a maioria das pessoas. Entre os cuidados para evitar o Coronavírus estão a higiene, alimentação saudável, exercício físico. Mas o que fazer com o medo, ansiedade, tédio entre tantas emoções que se apossam da nossa mente e podem nos fazer adoecer também fisicamente?
Cinco séculos antes de Cristo, o príncipe Sidartha Gautama atingiu o estado búdico através da contemplação e passou 40 anos ensinando aos seus discípulos os vários métodos de meditação. Influenciado pelos conhecimentos adquiridos na Índia, Jon Kabat-Zin implantou, na Universidade de Massachusetts, em 1979, um programa de Redução de Estresse com Base em Mindfulness. A partir de então se popularizou o termo Mindfulness.
Mas o que é Mindfulness? Significa atenção plena, que é utilizada na meditação para contemplar as emoções e, a partir de então, reconhecê-las. Isso é possível através de exercícios, que trazem resultado com continuidade e disciplina, tal qual se faz com atividade física. Estudos comprovam que a meditação feita diariamente, durante oito semanas, aumenta a espessura do córtex cerebral, principalmente nas regiões relacionadas à atenção e à integração emocional, e também o hipocampo –área ligada à aprendizagem, memória e introspecção.
A principal dificuldade dos ocidentais é sentar no chão em posição de lótus e parar de pensar, mas meditar não é parar de pensar, é controlar os pensamentos e para isto não é necessário ritual. Basta sentar com a coluna ereta numa cadeira com os dois pés fixados no chão. Para quem prefere sentar no chão é indicado colocar uma almofada nos glúteos, cruzar as pernas e manter a coluna ereta. Os iniciantes acham mais fácil meditar de olhos fechados, a respiração se dá com a inalação pelo nariz e o exalar pela boca, sempre de forma suave. Para quem tem dificuldade em dormir, é indicado fazer os exercícios de relaxamento deitado com o peito para cima, pernas abertas na largura dos ombros, mãos voltadas para cima também na largura dos ombros. Agora, é com você. Que tal experimentar a cuidar da sua mente?
*Thereza Leal é facilitadora de meditação há quatro anos e está fazendo uma formação em Kindfulness, pelo Instituto Ciência Contemplativa.